Aqui estão os resumos das matérias vistas no curso de violão teoria e prática de grupo da oficina do casarão Pau Preto. Dúvidas são muito bem vindas e discutidas no link "aulas on line"!

sexta-feira, março 23, 2007

NOTAS MUSICAIS



São 12 as notas musicais:

ACIDENTES MUSICAIS.

Servem para alterar uma nota natural em ½ ou 1 tom, e assim nomear as notas alteradas. São eles:

# (Sustenido) = Altera a nota ½ (meio) tom .

X (Dobrado sustenido) = Altera a nota 1 (um) tom .

b (Bemol) = Altera a nota ½ (meio) tom .

bb (Dobrado bemol) = Altera a nota 1 (um) tom .

(Bequadro) = Anula o efeito dos acidentes (todos) dentro de um compasso.


OBS: Para entender o uso do bequadro, ver antes tópico sobre compasso:

Exemplos:

  1. Se, dentro do compasso aparecer uma nota alterada e, mesmo após outras notas, esta for novamente escrita, esta última também é alterada. Não necessita escrever novamente o acidente.
  2. Se, dentro do compasso aparecer uma nota alterada duplamente - dobrado bemol e/ou dobrado sustenido - e mesmo após outras notas a mesma nota for escrita, esta última também é alterada. Não necessita escrever novamente o acidente.
  3. Se, dentro do compasso aparecer uma nota alterada e mesmo após outras notas a mesma nota for escrita com um bequadro, esta última é natural. O acidente foi anulado.
  4. Se, dentro do compasso aparecer uma nota alterada duplamente - dobrado bemol e/ou dobrado sustenido - e mesmo após outras notas a mesma for escrita com um bequadro, esta última é natural. O acidente foi anulado.
OBS: Como uma nota pode ter até 03 (três) nomes, precisamos esclarecer um conceito:

ENARMONIA:

Quando duas ou mais notas possuem o mesmo som e nomes diferentes.
Ex: Do# e Réb são consideradas notas enarmônicas (ou enharmônicas).

OBS: Sobre a escrita das notas:

§ Quando o acidente é aplicado em uma nota (partitura), escrevemos do lado esquerdo.
§ Quando o acidente é aplicado em um acorde (cifra), escrevemos do lado direito.

TONS E SEMI-TONS.


As distâncias entre as notas (naturais ou alteradas) são medidas em uma unidade chamada de Semi-tom.
Existem 02 (dois) Semitons naturais:

§ Entre Mi e Fá.
§ Entre Si e Dó.

Os demais semitons são chamados de “Semitons cromáticos”.


COMPASSOS (Measure)

Assim como na geometria, onde o compasso é um instrumento para medição, na música, usamos o mesmo termo para nos referirmos à “Unidades de medidas”. Um compasso então pode ser entendido como um espaço de tempo onde cabem (n) pulsos. Usamos, para definir essas unidades de grupos de tempo traços verticais chamados de ”barras de compassos” colocados sobre o pentagrama (as 05 linhas da partitura).
É usual que uma vez definido o compasso, todos os outros (com) tenham o mesmo número de pulsos (tempos). Isto é tenham o mesma”medida”.

Barra de compasso - Barra dupla - Barra Final

Assim como temos o “ponto final” na escrita, usamos a “barra final” para indicar o término de uma peça musical e, análogo a uma vírgula ou ponto-e-vírgula, usamos a barra dupla para separar partes distintas.