Aqui estão os resumos das matérias vistas no curso de violão teoria e prática de grupo da oficina do casarão Pau Preto. Dúvidas são muito bem vindas e discutidas no link "aulas on line"!

segunda-feira, abril 09, 2007

ESCALAS MUSICAIS

  • Podem ser entendidas como um conjunto de notas arbitradas dentro de um conceito hierárquico de alturas chamado “graus”.
(07 notas naturais) + (05 notas alteradas) = (escala cromática)




Usando a escala cromática como “Matéria Prima” das notas:







Uma analogia possível...

Escalas = Escada
Graus = Degraus


Arbitrando os graus nas escalas acima...




Escala (A):


I – II – III – IV – V – VI – VII – VIII

Mi Fa Fa# Sol Lá Do# Ré# Mi


Escala (B):

I – II – III – IV – V – I

Fa# Sol# Lá Si Do Fa#


Escala (C):


I – II – III – IV – V – VI – VII – VIII

Mi Fá Sol Lá# Dó# Ré Ré# Mi




  • OBS:
    A diferença entre uma escala e outra se dá na composição de sua estrutura interna (distancias entre os graus) que pode variar em tons, semi-tons ou até mesmo um tom e meio (três semitons).
    Algumas escalas estão diretamente relacionadas com a cultura da qual ela provém. Assim, podemos ter, por exemplo, a escala Blues (oriunda da Cultura Americana); A escala “Frigia” (Oriunda da Cultura Hispânica), escala Mixolídia (Oriunda da cultura nordestina brasileira) etc...


Dessa forma temos como alguns dos nossos modelos:





As escalas são então classificadas de acordo com estes parâmetros como:

Diatônicas (oriundas do modelo das notas naturais).
Pentatônicas (oriundas do modelo das notas alteradas).
Cromáticas (oriundas da soma dos dois modelos).


OBS:
Um conceito deve ser esclarecido:



CROMATISMO:
É quando usamos a estrutura da escala cromática. Ou seja, quando usamos uma nota natural e outra alterada sucessivamente (ou vice versa).



PROPOSTA DE EXERCÍCIO:

Compor melodias, usando escalas Diatônicas, Cromáticas e Pentatônicas.