ESCALAS MUSICAIS
- Podem ser entendidas como um conjunto de notas arbitradas dentro de um conceito hierárquico de alturas chamado “graus”.
Usando a escala cromática como “Matéria Prima” das notas:
Uma analogia possível...
Escalas = Escada
Graus = Degraus
Arbitrando os graus nas escalas acima...
Escala (A):
I – II – III – IV – V – VI – VII – VIII
Mi Fa Fa# Sol Lá Do# Ré# Mi
Escala (B):
I – II – III – IV – V – I
Fa# Sol# Lá Si Do Fa#
Escala (C):
I – II – III – IV – V – VI – VII – VIII
- OBS:
A diferença entre uma escala e outra se dá na composição de sua estrutura interna (distancias entre os graus) que pode variar em tons, semi-tons ou até mesmo um tom e meio (três semitons).
Algumas escalas estão diretamente relacionadas com a cultura da qual ela provém. Assim, podemos ter, por exemplo, a escala Blues (oriunda da Cultura Americana); A escala “Frigia” (Oriunda da Cultura Hispânica), escala Mixolídia (Oriunda da cultura nordestina brasileira) etc...
Dessa forma temos como alguns dos nossos modelos:
As escalas são então classificadas de acordo com estes parâmetros como:
Diatônicas (oriundas do modelo das notas naturais).
Pentatônicas (oriundas do modelo das notas alteradas).
Cromáticas (oriundas da soma dos dois modelos).
OBS:
Um conceito deve ser esclarecido:
CROMATISMO:
É quando usamos a estrutura da escala cromática. Ou seja, quando usamos uma nota natural e outra alterada sucessivamente (ou vice versa).
PROPOSTA DE EXERCÍCIO:
Compor melodias, usando escalas Diatônicas, Cromáticas e Pentatônicas.
<< Home