Aqui estão os resumos das matérias vistas no curso de violão teoria e prática de grupo da oficina do casarão Pau Preto. Dúvidas são muito bem vindas e discutidas no link "aulas on line"!

quarta-feira, setembro 19, 2007

  • ESCALA DIATÔNICA MAIOR

    A escala característica da nossa cultura (brasileira / européia) é a escala maior diatônica (ou Diatônica Maior ou ainda somente escala Maior).
    Esta escala possui 07 (sete) graus que estão dispostos de maneira similar à escala natural:
    Assim:

    I II III IV V VI VII VIII (= I)


    Tom Tom Semi-tom Tom Tom Tom Semi-tom

    OBS:
  • É convencionado que para finalizarmos qualquer escala existe a repetição do I grau após o último grau da escala. Dessa forma, na escala Maior Diatônica, após o grau VII, existe a repetição da primeira nota no grau VIII.
  • TONALIDADE

    OBS:
  • Antes de entrar neste assunto, deve ser esclarecido um equívoco semântico.
    A palavra TOM pode aparecer em música com dois significados!

    TOM = Distância entre duas notas. Soma de dois semi-tons.
    TOM = Abreviação de Tonalidade.

  • Quando dizemos que uma música está em um tom ou tonalidade de Ré maior, por exemplo, em outras palavras, estamos afirmando que a peça foi composta basicamente usando as notas da escala Diatônica maior de Ré (Ré como o grau I).
  • A definição de tonalidade, no contexto das artes plásticas (pintura), significa uma “cor” a qual um objeto pode ser dotado. Assim podemos ter, por exemplo, um objeto na cor (tonalidade de) azul, e um outro idêntico em outra tonalidade – vermelho por exemplo. A mudança da cor não interferiu na forma do objeto!
  • Da mesma forma, podemos ter, por exemplo, uma música na tonalidade de Ré Maior e a mesma música na tonalidade de Sol Maior. A mudança de tonalidade não interfere na peça em si. Ou seja, uma música pode ser tocada em até 12 (doze) tons (12 cores) diferentes sem que ela seja modificada em sua estrutura!
  • Essa mudança de tom se faz necessário quando tocamos arranjos musicais de uma peça escrita para um determinado instrumento em um outro instrumento que não o original. Também é uma boa ferramenta para tornar o arranjo mais criativo...


  • Existem basicamente outros dois sistemas para construirmos uma peça musical, além deste, chamado Tonal. O Modal e o Atonal:
    Não utiliza necessariamente relações escalares (hierarquias nas alturas) como referencia melodia e harmônica.
  • SISTEMA TONAL
    Uso da escala maior ou relativa menor como matéria-prima melódica ou harmônica.
    Tom maior ou Tom Menor
  • SISTEMA MODAL
    Uso de escalas diferentes que as Diatônicas Maiores e menores (pentatonicas, modos, Blues etc).
    Modo X, modo Y modo Z etc.
  • SISTEMA ATONAL
    Não usa relações escalares. Pode usar outras relações musicais (dodecafinismo, serialismo etc) ou mesmo nenhuma relação (música aleatória, punk rock etc).

  • EXERCÍCIO PROPOSTO No 01:
    Monte as escalas maiores diatônicas a partir dos graus pedidos:

    a)

    Do
    Sol


    Mi
    Si
    Fá#
    Do#

    b)

    Do

    Sib
    Mib
    Láb
    Réb
    Solb
    Dob


OBS:

  • Na construção das escalas Diatônicas:
    § Não misture # com b na mesma escala
    § Não faça enarmonias nem cromatismos.
    § Os graus I e VIII devem ser a mesma nota.

    COMENTÁRIOS IMPORTANTES:
  1. Note que as escalas da lista (a) são compostas apenas de notas alteradas com sustenidos. E, na lista (b), por notas alteradas apenas por bemóis.
  2. O Sistema é formado pela equação n (+1), ou seja, a primeira escala tem 0 (zero) acidentes, a segunda, 01 (um) acidente etc...
  3. Podemos dividir a escala Maior Diatônica em dois tetracordes - grupos de 04 (quatro) notas - onde, na lista (a), a segunda escala se inicia a partir do 2º. tetracorde da primeira escala e assim por diante. Já na lista (b), a segunda escala tem como segundo tetracorde o primeiro tetracorde da escala 01 (um). Ver exercícios!
  4. Na lista (a), a nota (+1) é sempre o grau VII e é chamada de sensível tonal (leading tone).
  5. Na lista (b), a nota (+1) é sempre o grau IV e é chamada de sensível tonal (ela “pede” a nota que caracteriza o modo maior ou menor = 3ª.).

EXERCÍCIO PROPOSTO No 02:
Audição e comentários de peças elaboradas a partir dos três sistemas comentados: Tonal, Modal e Atonal.

EXERCÍCIO PROPOSTO No 03:
Componha peças elaboradas a partir dos três sistemas comentados: Tonal, Modal e Atonal.